22 de novembro de 2022

O charme das estruturas metálicas

Resistente, versátil e durável, a estrutura metálica tem ganhado cada vez mais força em projetos de arquitetura e urbanismo. Além da estética moderna e ousada, esse tipo de material permite maior liberdade de criação e pode ser aplicado em diferentes projetos, garantindo beleza e um melhor aproveitamento do espaço disponível.

Muito utilizado em estabelecimentos comerciais, como shoppings e lojas, essas estruturas também têm se tornado cada vez mais comuns em residências, devido a variada possibilidade de aplicação, adaptabilidade e flexibilidade. 

No Brasil, essa alternativa estrutural começou a ser explorada por oferecer melhor custo benefício, já que proporciona processos otimizados e é vantajosa financeiramente devido a economia a longo prazo.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/ME) apontam que, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, a importação de produtos chineses somou US$ 39,74 bilhões, com alta de 35,1% em relação ao ano passado. 

Essas importações aumentaram, principalmente, por conta dos painéis e equipamentos solares. 

O motivo é simples: a China, por enquanto, é uma das únicas fornecedoras desses itens e vendeu ao Brasil cerca de 95% do que o país importou em painéis fotovoltaicos, entre janeiro e agosto.

Leia mais

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Outro ponto positivo: as estruturas metálicas são bem mais sustentáveis se comparadas com as de madeira e concreto, por exemplo, e podem ser desmontadas e reaproveitadas. 

A rapidez de execução também é um benefício já que, como as estruturas chegam prontas, com as dimensões e especificações corretas, precisam apenas ser montadas no canteiro de obras. Esse processo demanda menos mão de obra e uso de materiais, o que acelera muito a execução do projeto. Em comparação com processos como a alvenaria, por exemplo, a utilização dessas estruturas pode reduzir em até 40% o tempo de obra.

Com alta qualidade estética, as estruturas metálicas também são associadas à modernidade, podendo até ser consideradas peças únicas de decoração. Com linhas retas ou curvas, o aço exposto demonstra sofisticação, elegância e criatividade.