22 de novembro de 2022

Construção civil aposta em energia renovável

A energia solar se tornou a terceira fonte energética do Brasil, de acordo com estudo divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Para se ter ideia, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos e reduziu em 23,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, além de ter gerado mais de 479,8 mil empregos. Esse crescimento é baseado na combinação entre sustentabilidade e energia barata, aspectos fundamentais na tomada de decisão dos consumidores e do setor produtivo.

Leia mais

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

De olho nessas vantagens, o setor de construção civil também tem direcionado atenção à energia renovável. Um exemplo é a Pormade, maior indústria de portas do Brasil que, desde 2000, não utiliza nenhum tipo de madeira que não seja de florestas renováveis. 

Para conta disso, a empresa possui cerca de 520 hectares de área plantada e está investindo na geração de energia limpa e diminuição de emissão de gases. Dessa forma, mais de 3 mil placas já foram instaladas e a intenção é encerrar este ano com 10 mil placas fotovoltaicas em funcionamento.

Outro ponto que merece destaque: moradias populares também já estão sendo construídas com sistema de geração de energia fotovoltaica. Em 2019, foram entregues 18 empreendimentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, totalizando 1.450 unidades de moradia em cidades do interior paulista. 

Ainda segundo informações da Absolar, muitas engenharias vêm colocando em sua planta sistemas de micro e mini geração de energia através do sol. 

A iniciativa de investir em sistemas sustentáveis está na particularidade de cada empresa em ter algo a mais para competir e se destacar no mercado.