21 de junho de 2022

Kit de Energia Solar – O que você precisa saber!

O interesse em aderir às tecnologias de energia solar vem crescendo muito no Brasil ultimamente, e os motivos são fáceis de entender: economia e sustentabilidade.

Porém, por mais que exista o interesse, essa tecnologia ainda traz muitas dúvidas para os consumidores. Por isso, vamos falar agora algumas coisas que você precisa saber para aproveitar melhor os benefícios que esse modelo oferece.

O kit varia de acordo com o sistema que será instalado, mas geralmente é formado pelos: painéis fotovoltaicos, estruturas de fixação, cabos, inversor e string box. 

Leia mais

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

– Vale a pena financeiramente?

Essa é a primeira pergunta que se costuma fazer. Afinal, é preciso fazer um investimento alto em um kit para poder entrar nesse mundo. Mas hoje já existem muitos dados que mostram que investir em energia solar se paga em médio prazo. 

Dependendo do kit e da demanda energética de uma casa, por exemplo, pode se diminuir quase que totalmente o consumo de energia tradicional. 

Os kits de energia solar têm duração média de mais de 20 anos, e o retorno desse investimento acontece já nos primeiros anos após a instalação.


– É realmente sustentável?

A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior entre todas as pessoas. Mas, pode ficar tranquilo, a energia solar é limpa e sustentável, sim!

Isso acontece pelo fato de sua fonte ser natural, no caso a luz solar. Com isso, não é necessário o gasto de nenhum recurso natural para a produção dessa energia, além de não ser poluente, silenciosa, e com pouca demanda de manutenção.

Atualmente, esse tipo de energia é considerado o mais sustentável.


 – Qual o melhor tipo para minha casa/comércio?

Isso vai depender de alguns fatores, como demanda energética do local, tamanho do imóvel, localização. Existem vários tipos de kits que atendem diferentes demandas e públicos.  Esses kits variam em potência, produção, e também em preço.

Especialistas na área podem analisar exatamente o mais indicado para você, levando em conta esses detalhes. Com isso, eles vão apontar quantos painéis, e qual a potência do kit necessário para o seu caso.


– Posso instalar por conta?

Você até pode comprar os equipamentos por conta própria, mas a instalação e manutenção devem ser feitas por pessoas especializadas

Além disso, antes do uso, o kit deve ser regularizado com a concessionária local de energia, que vai fornecer a documentação necessária para a operação e responsabilidade técnica.