21 de junho de 2022

A importância da modernização da Avicultura

A avicultura, que é a criação de aves com o objetivo de produção de alimentos (como carnes e ovos), é um dos pilares da indústria alimentícia do Brasil.

Apenas em abril de 2022 exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 418,2 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

Já em ovos, a produção nacional, também segundo a ABPA, em 2020 foi de mais de 53 bilhões de unidades, quase inteiramente para consumação nacional.

Esses dados mostram a grande importância da avicultura na indústria do país, e também na alimentação diária do brasileiro.

 

Indústria moderna = mais qualidade e eficiência

Assim como acontece em todos os setores da indústria, a modernização da avicultura oferece muitos benefícios. Com a conscientização cada vez maior da população e de produtores, o bem-estar dos animais é uma das maiores preocupações durante esse processo.

Leia mais

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

– Pesquisa genética

Por se tratar de uma indústria que lida com criação de animais, as inovações genéticas são fatores importantes quando falamos de modernização. Através de estudos de nutrição, sanidade, e outros, é possível que as carnes e ovos cheguem às mesas dos consumidores com mais qualidade de nutrientes, além de mais qualidade de vida para as aves (excluindo a utilização de hormônios de crescimento, por exemplo).

– Modernização de aviários

Por muitas décadas, as atividades de avicultura em todo o mundo eram precárias, e os aviários eram um dos grandes indícios dessas práticas antiquadas, trazendo péssimas condições para as aves.

Os aviários modernos oferecem uma série de benefícios, como: climatização, que traz mais conforto e qualidade de vida para as aves, e automação, que oferece melhor manejo e eficiência no processo de cuidado, alimentação e tratamento das aves.

Um dos conceitos mais usados atualmente é o “cage free”, que permite que as aves vivam sem limitação por gaiolas, com mais liberdade e menos estresse, o que resulta também em melhores produtos. 

– Sustentabilidade

 A sustentabilidade é a maior preocupação de todas as indústrias quando estamos falando de futuro, e com a avicultura não é diferente.

Para isso, o uso da tecnologia será fundamental em aspectos como: análise de resíduos para reaproveitamento, estudo de impactos ecológicos, automação de equipamentos e desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis.

A modernização da avicultura vai trazer benefícios, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida das aves, e também o produto que chega até os consumidores.

A Tessa oferece projetos para aviários modernos, que conta com um kit de estruturas metálicas muito prático para montar, reduzindo o custo da montagem pela facilidade e rapidez do processo. Tudo analisado pela nossa equipe de especialistas!