22 de novembro de 2022

Guia gratuito orienta processo de adoção de fontes alternativas de energia

O uso combinado de fontes alternativas de energia com medidas de eficiência energética permite uma redução significativa dos custos para a indústria. Para apoiar consultores e gestores nesse desafio, o Programa PotencializEE lançou o “Guia de Fontes Alternativas de Energia”, que apresenta os tipos de fontes renováveis disponíveis no mercado e sugere critérios para que as indústrias as implementem em suas operações. 

Leia mais

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

De acordo com dados do Balanço Energético de 2021 do Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil é destaque no cenário mundial pela utilização de fontes renováveis, sendo 45,2% em fontes primárias e 84,8% na geração de eletricidade – compostas por hídrica (65,2%), biomassa (9,1%), eólica (8,8%) e a solar (1,7%). 

As fontes alternativas mais utilizadas na indústria são a biomassa vegetal e residual, energia solar térmica e calor residual de processos. Na indústria de alimentos e agropecuária é comum a instalação de biodigestores de matéria orgânica para produção de biogás, que pode atender tanto às demandas de energia elétrica quanto térmica dos processos. O retorno do investimento fica, em média, no curto prazo e ainda faz com que a empresa não esteja mais sensível à volatilidade dos preços da eletricidade e combustíveis.

Dessa forma, o “Guia de Fontes Alternativas de Energia”, oferecido gratuitamente pelo PotencializEE, é um manual de como uma pequena ou média indústria pode aumentar os resultados energéticos com a escolha correta da fonte alternativa. Ele apresenta orientações técnicas para aceleração da eficiência energética em indústrias no Brasil.

Para acessar o guia, dividido em “Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética na Indústria” e “Sistemas de Recuperação de Calor Residual”, basta acessar o site: www.programa-potencializee.com.br.