O CEO da CSN, Benjamin Steinbruch, reforçou o compromisso com a alavancagem, para que retorne ao nível de 1 a 2 vezes, de 2,2 vezes atuais após as aquisições feitas pelas companhias, e espera poder retomar planos de abrir capital, fechar parceria ou oportunidade de financiamento para acelerar a operação de cimentos.
A companhia manteve o guidance de investir R$ 4,4 bilhões em 2023, com maiores aportes em mineração e redução em outros segmentos.
Ribeiro disse que a companhia irá buscar um crescimento sustentável, com baixo endividamento, e futuramente poderá voltar a analisar uma expansão orgânica nos Estados Unidos.
Já em relação aos custos, a empresa espera estabilidade no primeiro trimestre (citou US$ 3900 reportado no 4T22) e possível redução desses custos no segundo trimestre, além de esperar melhorias após aquisições de placas, comentou o diretor executivo Luis Fernando Martinez, responsável pelas áreas comerciais e de logística dos segmentos de siderurgia, cimentos e vendas especiais.
Para Martinez, o cenário é positivo. Ele citou a projeção do Instituto Aço Brasil (IABr) de crescer 1,5% a 2% este ano, ante queda registrada em 2022. “Então, se a perspectiva é positiva se confirmar, vamos conseguir aumentar os preços.”
“Na China, a projeção é de alta de 5% por reabertura e conclusão de obras vendidas e não finalizadas. Hoje, o aço chinês foi de US$ 530 para US$ 680. Nos EUA, com pleno emprego e plano de infraestrutura do Biden, o preço foi de US$ 691 para US$ 1200 hoje. Só notícias boas! A Turquia também vai precisar de vergalhão para se reconstruir”, detalhou o diretor. “É possível aumentar os preços de 7,5% a 10%, em longos, os prêmios estão negativos. Se a demanda crescer em automotivo, construção civil, linha branca, a partir de abril, conseguimos aumentar os preços em 10%”, detalhou.
Ele disse ainda que os embarques de aço para os EUA já estão no limite permitido.
A companhia apresentou melhora em diversos indicadores operacionais que resultaram em ebitda ajustado de R$ 1,8 bilhão, citando melhor desempenho de vendas do ano, se beneficiando da retomada da atividade comercial na China e dos melhores preços do minério de ferro. A margem foi de 50,4%.
Fonte: Agência CMA