1 de junho de 2022

CarPort Solar: estacionamento que gera energia [preço, benefícios e como fazer]

Estacionamento solar – também chamado de garagem solar, estacionamento fotovoltaico, carport solar ou carport fotovoltaico – é um conceito inteligente para cobertura de veículos utilizando painéis solares fotovoltaicos. Esta solução tem aplicabilidade tanto para residências e condomínios, quanto para comércios, indústrias e também para propriedades rurais.

Consequentemente, a solução oferece benefícios duplos.

Porque enquanto protegem os veículos do sol, os paineis captam sua luz e a convertem em energia elétrica.

Essa energia é então utilizada para suprir o consumo local ou injetada na rede elétrica para gerar créditos de energia.

As instalações de Carport fotovoltaico são muito parecidas com os projetos de sistemas solares instalados sobre o solo. Eles utilizam estruturas metálicas de suporte para placa solar instaladas sobre o chão.

Leia mais

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Oferecendo fixação segura e resistente para as placas, as estruturas ainda garantem que o posicionamento estará ideal em relação ao sol. Assim é otimizado a captação da luz e a geração de energia elétrica.

Outra grande vantagem do estacionamento solar é que ele não demanda espaço adicional para a instalação das estruturas e placas fotovoltaicas já que a mesma estrutura de cobertura serve para a captação de luz.

Veja os principais benefícios:

  • Durante o dia as placas do Carport Solar protegem os veículos da luz do sol ao mesmo tempo em que captam sua luz e transformam-na em energia elétrica;

  • Um inversor solar instalado em local interno do imóvel recebe essa energia e a adapta para o padrão da rede elétrica;

  • Em seguida a energia já pode ser utilizada para alimentar o consumo local e, no caso de sobrar, o excedente é injetado na rede da distribuidora e gera créditos energéticos para você.

  • À noite, ou em dias nublados e chuvosos, a energia da rede é utilizada para compensar (total ou parcialmente) a produção do sistema.

Por essa razão, muitos empreendimentos como condomínios, farmácias, hipermercados, shoppings, postos de abastecimento, aeroportos e órgãos governamentais já utilizam esse conceito.

Os custos da estrutura de um carport solar fotovoltaico, quando comparados à uma estrutura metálica comum de estacionamento, são muito atrativos. Além disso, outro ponto interessante é o valor agregado ao estabelecimento e à sua marca, demonstrando ser inovador e atual. Sem dúvida, alinhado com às tecnologias modernas e preocupado com a natureza.

Eles demandam uma baixa manutenção (no máximo duas vezes ao ano), envolvendo a limpeza das placas e a manutenção mecânica e elétrica dos equipamentos. Isso porque a tecnologia fotovoltaica tem grande resistência, sobretudo quando falamos de um carport, no qual as estruturas de suporte possuem ótima qualidade e diversas certificações.

Créditos Energéticos e a Economia na Conta de Luz

O sistema de créditos energéticos foi criado em 2012 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) por meio da sua Resolução Normativa 482.

O documento reúne o conjunto de regras que criou o segmento de Geração Distribuída (GD) de energia no Brasil.

É aí que entram os créditos energéticos.

Cada 1 quilowatt-hora (kWh) de energia injetado pelo sistema na rede é convertido em 1 crédito energético que, posteriormente, abate 1 kWh consumido da distribuidora.

Dependendo do tamanho do projeto, os créditos gerados no mês podem “pagar” todo o débito.

Com isso você obtém uma economia de 95% na conta de luz.

Os créditos podem ainda sobrar e continuam válidos por até 5 anos.

Outras formas de gerar energia com Carport Solar

Em 2015, a Aneel revisou as regras originais da GD e promulgou sua Resolução Normativa 687. A principal novidade da nova regulação foi a inclusão de 3 modalidades de geração inéditas.

  • Autoconsumo remoto;

    • No autoconsumo remoto, a instalação do sistema pode ser feita em outro terreno e os créditos gerados abatem o consumo de onde o proprietário realiza o consumo desde que as propriedades sejam atendidas pela mesma distrubuídora de energia.

  • Geração compartilhada;

    • Duas ou mais pessoas/empresas se unem para a instalação de um sistema que atenda a todos com os créditos gerados.

  • Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras.

Vantagens do Carport Solar

  1. Ganho Duplo (sombra e energia) Diferentemente das instalações sobre telhado, com o Carport você aproveita duas vezes o uso das placas solares. Ao mesmo tempo em que protegem os veículos contra o sol e outras intempéries do clima, as placas estão captando a radiação e gerando energia.

  2. Captação de luz Se as placas geram energia com a luz solar, suas faces então devem estar voltadas ao sol da forma mais favorável possível. Isso é mais fácil de conseguir com uma estrutura para carport, pois sua fabricação e instalação são feitas de acordo o estudo prévio de incidência solar no local.

  3. Longa vida útil O painel solar (grupo de placas) possui garantia de uso de pelo menos 25 anos, mas pode facilmente passar dos 30.

  4. Baixa manutenção Durante esse período as manutenções periódicas são mínimas. Apenas 2 vezes ao ano, no máximo, salvo qualquer eventualidade.

  5. Resistência Um dos motivos para esse baixo volume de vistorias e reparos é a grande resistência da tecnologia fotovoltaica.

  6. Rápido Retorno do Investimento A partir do momento que você começa a economizar na conta de luz você está obtendo o retorno do dinheiro que investiu no seu Carport.

  7. Economia Com a quantidade certa de placas solares, um Carport fotovoltaico pode produzir toda a energia consumida no local ou em outro imóvel.

  8. Sustentabilidade Por fim, instalar um Carport Solar é promover a preservação do meio ambiente com uma energia verde.

Ficou interessado?

A Tessa possui especialistas para analisar qual a melhor opção para as suas necessidades de geração de energia.